|
|
Contexto histórico e obra Nelson Rodrigues inventou a moderna dramaturgia brasileira. A primeira peça, "Mulher sem Pecado", escrita em 1941, não chegou a fazer sucesso. Foi com "Vestido de Noiva" (1943) que ele ganhou notoriedade. Sob a direção de Ziembinski, o texto trouxe inovações que passaram da linguagem à temática, das marcações às estruturas. "Vestido de Noiva" apresenta, de maneira inédita, três planos que sugerem ações simultâneas e rompem a seqüência linear do tempo. Deslocou-se do centro de interesse do conjunto de fatos para a maneira como esses fatos são representados diante do espectador. A narrativa realiza-se como projeção exterior do subconsciente de Alaíde, a protagonista, nos planos da memória e da alucinação. O plano da realidade tem por função apenas situar a aventura do subconsciente. Alaíde acaba de ser atropelada e está recebendo os primeiros socorros: este é o plano da realidade. No plano da memória, Alaíde contracena com pessoas de seu passado: os pais, a irmã, marido. Descobre que o marido tinha um caso com sua irmã. Já no plano da alucinação, Alaíde contracena com Madame Clessi, uma prostituta que foi assassinada décadas antes por um jovem amante. Ela havia entrado em contato com o mundo de Madame Clessi ao ler o diário que esta havia deixado no sótão da casa para onde Alaíde tinha mudado com a família. Principais Obras Peças Romances Contos |
|