11

Primeiras Estórias

Biografia autor
Curiosidades
Contexto histórico
Sites relacionados

Se preferir, ligue
0800-775-8080

Curiosidades

João Guimarães Rosa percorreu a zona rural de Minas Gerais,, Goiás, Mato Grosso e Bahia com um pequeno caderno pendurado no pescoço. Nesse bloco, anotava as expressões do povo e os nomes cultos de plantas e animais da região.

Em 1929, ainda como estudante, João Guimarães Rosa estreou nas letras. Escreveu quatro contos: Caçador de camurças, Chronos Kai Anagke (título grego, significando Tempo e Destino), O mistério de Highmore Hall e Makiné para um concurso promovido pela revista O Cruzeiro. Visava mais os prêmios (cem mil réis o conto) do que propriamente a experiência literária; todos os contos foram premiados e publicados com ilustrações em 1929-1930.

Como diplomata, ele protegeu e facilitou a fuga de judeus perseguidos pelo Nazismo. Pelo feito, Guimarães Rosa e sua mulher foram homenageados em Israel, em abril de 1985, com a mais alta distinção que os judeus prestam a estrangeiros: o nome do casal foi dado a um bosque que fica ao longo das encostas que dão acesso a Jerusalém.

Em 1963, foi eleito para a ABL (Academia Brasileira de Letras). Durante quatro anos, adiou a posse. Achava que iria morrer logo depois. Assumiu em 1967, e morreu três dias após tomar posse.

Foi internado como prisioneiro na Alemanha durante a segunda guerra mundial.

Com os personagens Joãozinho Bem-Bem, Riobaldo, Dindorim, Medeiro Voz, Joça Ramiro surgem os primeiros heróis da literatura brasileira.

O amigo e ministro Artur Portela o chamou de "Relógio do Sol", "porque só marcava as horas luminosas".

20

Próximo Livro

Poema Sujo

"Poema Sujo" foi escrito pelo poeta, escritor e dramaturgo Ferreira Gullar durante seu exílio na Argentina